Olá, me chamo Caio Pires e sou designer brasileiro especializado em criação de logotipos, assinaturas visuais e identidades corporativas. Sou formado em Design | Comunicação Visual e pós graduado em Projetos Digitais pelo Istituto Europeo di Design. Você pode me encontrar no Instagram, , , Dribbble, Pinterest, Behance,  LinkedIn e Youtube.

Meu trabalho é criar marcas únicas para empresas ou pessoas, construindo valor para o negócio e conectando ao seu cliente final. Uma identidade visual bem feita ajuda a trazer confiança para seus consumidores, reconhecimento e diferenciação.

Eu desenvolvo marcas únicas para empresas ou pessoas, criando valor para a seu negócio e conectando ao seu cliente final

O que eu faço?

Metodologia

Minha meta é criar uma identidade que represente visualmente sua empresa, por isso utilizo uma metodologia que me auxilia para que esse desenvolvimento seja feito da melhor forma possível. Essas etapas foram evoluindo e se adaptando ao longo dos anos, através de muito estudo e prática. Cada projeto de identidade visual é único, com suas particularidade e desafios. Porém, eu acredito que se você usa um método organizado os resultados chegam de forma clara e o processo flui de forma natural.

Um projeto de identidade visual pode incluir símbolo, logotipo, ícones, itens de papelaria como cartão de visita, papel timbrado, envelope, etc. Através de análises e pesquisas, toda informação identificada é coletada, diagnosticada e condensada para criar um conceito forte, e assim, partir para a síntese visual.

A síntese visual é um processo que consiste em reunir todos os elementos importantes, concretos e/ou abstratos, e fundi-los em um todo coerente. Um símbolo deve ser capaz de acionar todo um repertório de experiências relacionadas à organização que ele representa.

Processo Criativo

Meu processo de concepção do design de marcas é focado em algumas etapas que eu acho essencial para criar uma solução criativa para uma identidade visual fundamentada e estruturada.

1. Análise

O primeiro passo é fazer uma análise detalhada do negócio em questão. Através do briefing, um questionário com perguntas relevantes para o desenvolvimento do projeto, são retiradas o maior número de informações pertinentes possíveis.

Essa etapa é essencial para que eu saiba o máximo sobre o seu negócio, identificar seus pontos fortes e fracos, conhecer a cultura da sua empresa, dessa forma posso extrair e conduzir o projeto para direção certa.

Priorizo essa etapa para criarmos um briefing bem alinhado para que eu posso focar no objetivo primordial da empresa.

2. Pesquisa

Após entender o contexto e estar alinhado com o objetivo geral da empresa, eu começo a etapa de Pesquisa. Normalmente eu conduzo três pesquisas: Público-Alvo, Concorrentes e Mercado Atual.

Os objetivos da Pesquisa são: encontrar informações relevantes para criar uma marca baseada no perfil do seu público-alvo, encontrar os concorrentes diretos e indiretos analisando-os para criar uma Identidade Visual única e diferenciada e alcançar um posicionamento forte no mercado atual.

3. Conceituação

Essa etapa consiste em agregar à marca determinados conceitos que a valorizem junto ao seu público-alvo.

Os conceitos serão criados à partir das análises e pesquisas anteriores, pois, estes conceitos são construções do imaginário daquele meio. É preciso compreender melhor este meio para poder criar de forma natural uma identificação entre público-alvo e o conceito da marca.

4. Concepção

É normalmente a fase mais criativa do projeto, antes de iniciar os famosos “rabiscos” eu procuro consolidar o conceito geral que deve ser transmitido pela identidade visual e tento definir alguns possíveis elementos que possam ser associados à marca.

Após definir esses itens, começo a desenvolver os desenho iniciais, conhecido como geração de alternativas, encontrando um partido comum para gerar a melhor solução possível.

Vamos trabalhar juntos?

Se estiver interessado em desenvolver um projeto, recomendo que visite a página orçamento e preencha os campos para eu conhecer um pouco sobre você e seu negócio.

Caso você queira trocar uma ideia, alguma informação ou falar sobre conteúdos relacionados a design, vai lá na minha página de contato e fique à vontade para mandar um mensagem, será um prazer conversar com você!

Muito obrigado.